INICIAPF logo

Esqueces-te a tua palavra-passe?

Preenche o endereço de e-mail para receberes a hiperligação de redefinição da palavra-passe.

loader

INICIA PF logo

Enviámos-te um e-mail

Clica na hiperligação e segue as instruções para redefinir a palavra-passe. Se não recebeste nenhum e-mail, consulta a pasta de spam.

INICIA PF logo

Enviámos um e-mail de confirmação.

INICIAPF logo

Voltar a enviar o meu e-mail de confirmação

Introduz o teu endereço de e-mail para receberes o e-mail de confirmação.

loader

EU E O MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Estás a pensar em ter um gato?

Receber um gato em tua casa é uma experiência verdadeiramente enriquecedora. Os gatos são uma ótima companhia, adaptam-se bem a novos ambientes e podem rapidamente tornar-se não apenas um animal de estimação, mas um verdadeiro membro da família. Resumidamente, a vida é melhor com um gato!

Vamos ver alguns aspetos importantes a ter em conta antes de convidar um gato para a tua casa.

Algumas coisas sobre as quais pensar

Trazer um gato para a tua casa é uma decisão que deve ser tomada por todos na família. Todos vocês precisam de viver em harmonia, por isso é importante que todos estejam cientes das muitas responsabilidades que ter animais de estimação implica.

Os gatos podem viver por mais de 15 anos, por isso escolher comprar ou adotar um gato nunca deve ser uma decisão de impulso. É um compromisso a longo prazo que deve ser cuidadosamente pensado e discutido. Mesmo que os teus filhos te implorem por um animal de estimação e prometam que vão ajudar a cuidar dele, tem em mente que a responsabilidade de cuidar do vosso novo gato geralmente é tua.

Também precisas de pensar nas limitações de tempo. Os gatos são animais de estimação relativamente “fáceis”, mas ainda assim é importante passar tempo a brincar com eles regularmente. É bom para o bem-estar deles e ótimo para a relação que estabeleces com ele. Também é necessário que eles tenham estímulos nos momentos em que não possas estar presente. Podes até ponderar a possibilidade de teres dois gatos, caso eles passem muito tempo sozinhos. Viver com um amigo felino vai manter ambos mentalmente e fisicamente ativos e entretidos, já que eles brincam, trepam, enroscam-se, etc.

Existem também questões orçamentais a ter em conta - cada gato tem necessidades básicas como alimentação, higiene e cuidados veterinários. Além disso, pensa qual seria o tipo de gato mais indicado para ti e para a tua família. Existem muitos tipos diferentes de raças de gatos, todas com as suas próprias características inerentes e há, naturalmente, outros fatores a ter em conta ao escolher um gato, tal como a sua idade, sexo e personalidade. O que é melhor para ti?

Tendo em conta que todos estes fatores foram considerados e a tua família inteira está entusiasmada por receber um novo membro na família em tua casa, por onde deves começar? Qual é o melhor lugar para encontrar o teu novo gato?

Através de um criador

Criadores profissionais e conceituados garantem as origens dos seus gatos e são, portanto, capazes de vender-te um gato de "raça pura". Exemplos de raças puras incluem as raças Siamês, Gato de pelo curto, Persa, Maine Coon e Birmanês. Geralmente, os gatos de criadores conceituados são examinados em termos de problemas genéticos. Além do mais, estarás a lidar com um profissional cujo negócio se baseia em cuidar e respeitar a saúde a longo prazo dos seus gatos.

Criadores conceituados serão capazes de discutir contigo o facto de te tornares dono de um gato com antecedência e de te ajudar a decidir se a sua raça particular seria ideal para a tua família e casa. Podes visitar os gatos antes de os levares para casa e o criador estará disponível para te aconselhar e acompanhar depois de trazeres o teu novo gato para casa.

Para mais informações sobre criadores na tua zona, visita o site da associação de criadores de gatos local e nacional.

Através de um particular

Há também muitos particulares que criam animais de estimação. Esta pode ser uma ótima opção se conseguires adotar a pessoas que conheces. Provavelmente já conheces o gato e sentes que ele seria uma adição bem-vinda à tua família. Conhecer a história do teu animal de estimação também vai tornar mais fácil a transição dele para um novo ambiente – serás capaz de combinar alimentos e outros fatores que podem tornar mais confortável a transição do teu gato nas fases iniciais.

Se estiveres a comprar a um particular que não conheças, o mais importante é visitar e passar tempo com o gato antes de o levares para casa, para assim o conheceres. Tenta descobrir o máximo que conseguires sobre ele e a história dele.

Em qualquer caso, independentemente da história ou situação atual dele, se adotares um gato com oito a doze semanas, ele terá muito tempo para aprender a socializar e a adaptar-se a uma nova casa. Mesmo os gatinhos selvagens, com algum esforço, podem tornar-se membros sociáveis e afetuosos da família.

Principais aspetos a considerar antes de receber um gato em tua casa, pela Perfect Fit

CARREGA MAIS

Adoção a partir de um centro de acolhimento de animais ou associação de animais

Adotar um gato, a partir de um centro de acolhimento de animais ou associação de animais, é a melhor das boas ações para ter um animal de estimação.

Há geralmente uma grande variedade de escolha de gatos – raças, idades e personalidades diferentes – e os voluntários das associações conhecem os seus animais e serão capazes de te aconselhar em relação ao que é mais indicado para ti e para a tua família.

Os gatos de centros de acolhimento de animais são geralmente vacinados, examinados por um veterinário e esterilizados.

Onde quer que vás para encontrar o teu novo gato, confia nos teus instintos. Ser dono de um animal consiste sobretudo em companheirismo e amor, por isso, se te deparares com um gato pelo qual te apaixonas imediatamente, ele é provavelmente o tal!

Documentos a solicitar

Seja qual for a escolha que faças é importante recolheres alguns documentos importantes sobre o teu gato do dono dele anterior, tais como:

  • Uma fatura ou registo da mudança de dono, que pode ser necessário para registar o chip de identificação do teu animal de estimação
  • O microchip original ou cartão de identificação eletrónico dele
  • Um certificado veterinário ou passaporte para animais de estimação antes da transferência
  • A certidão de nascimento dele caso seja um gatinho pedigree
  • Algumas informações básicas sobre o teu gato e qualquer uma das necessidades específicas ou preferências dele.

Além disso, pede para te darem alguns dos alimentos que ele ande a comer. Dar-lhe a comida habitual dele nas fases iniciais pode ajudar a facilitar na transição dele para uma nova casa.

Programa para Ser Um Dono Responsável

Depois de teres escolhido o teu novo gato e de o teres trazido para casa há alguns passos simples a dar para ajudar na transição dele e para garantir que ele tem uma vida longa e feliz contigo 

Há também excelentes informações específicas sobre outras vertentes de ser dono de um gato no nosso site, tais como os nossos artigos sobre os diversos benefícios de ter um gato, informações sobre como alimentar o teu gato, formas de ensinar ao teu gato comportamentos básicos dentro de casa, e muito mais.

Quanto mais souberes sobre ser dono de um gato e quanto mais compreenderes as necessidades dele, mais capaz serás de criar uma vida rica para o teu gato, e mais gratificante será a tua relação com ele.

Um amigo para toda a vida

Convidar um gato para fazer parte da tua vida é uma decisão maravilhosa. Os gatos têm sido os nossos companheiros há milhares de anos e está demonstrado que ser dono de um gato ajuda na redução do stress, desenvolvimento socioemocional e cognitivo em crianças, e bem-estar geral. Eles proporcionam anos de companheirismo.

Mas tal como a questão de “ter ou não um gato”, escolher onde encontrar o teu gato é uma decisão importante e deve ser cuidadosamente considerada. Obtém o máximo possível de informações sobre as diferentes opções na tua zona e sobre que tipo de gato seria o mais indicado para ti. Depois de teres tomado essa decisão, desfruta da companhia do teu gato e da vossa vida juntos. Poderá ser o início de uma bela amizade!