INICIAPF logo

Esqueces-te a tua palavra-passe?

Preenche o endereço de e-mail para receberes a hiperligação de redefinição da palavra-passe.

loader

INICIA PF logo

Enviámos-te um e-mail

Clica na hiperligação e segue as instruções para redefinir a palavra-passe. Se não recebeste nenhum e-mail, consulta a pasta de spam.

INICIA PF logo

Enviámos um e-mail de confirmação.

INICIAPF logo

Voltar a enviar o meu e-mail de confirmação

Introduz o teu endereço de e-mail para receberes o e-mail de confirmação.

loader

FEED

Alimentação do gato: Benefícios de mistura de alimentos

A arte de misturar

O termo mistura de alimentos é um termo comumente usado para descrever uma rotina nutricional que envolve dar ao teu gato, ou gatinho, uma mistura de alimentos húmidos e secos. Os benefícios são numerosos e estão bem documentados. Não só a mistura de alimentos tem um impacto positivo sobre o bem-estar geral do teu gato, pelo fornecimento de uma alimentação equilibrada e de uma experiência alimentar mais agradável, como também traz benefícios mensuráveis que contribuem para superar uma série de obstáculos ao longo da vida do teu gato.

Alimentação do gatinho: “Diversidade desde o início”

Como já deves saber, as preferências dietéticas do teu gatinho são influenciadas pela rotina nutricional da mãe dele e, novamente, mais tarde influenciadas pela rotina nutricional que estabeleceres durante o primeiro ano de vida dele. Tendo isso em conta, é altamente benéfico para o teu gatinho se lhe apresentares uma variedade de alimentos o mais cedo possível, a fim de ampliares o leque das preferências dietéticas dele desde cedo. Isto é especialmente pertinente no que toca a misturar alimentos húmidos e secos, uma vez que permite ao teu gato tirar o máximo partido dos benefícios "diuréticos" e de "controlo de peso" dos alimentos húmidos, numa fase em que mais precisa deles - após a esterilização.  

É recomendável, entre os dois e três meses, apresentares ao teu gatinho uma variedade de alimentos diferentes: primeiro, os húmidos (mousses, molhos e, em seguida, pequenos pedaços de alimentos húmidos), e depois os secos (num tamanho granulado adequado!), respeitando ao mesmo tempo os períodos de transição da dieta adequados para novas fórmulas. Ao proporcionar esta experiência diversificada tão cedo, o teu gato vai mais facilmente aceitar uma variedade de alimentos e reduzir a tendência para rejeitar novos alimentos, quando atingir a idade adulta. Em suma, o teu gato será menos picuinhas!

Comentário da Dr.ª Corinne Lesaine, veterinária consultora da Perfect Fit – “Embora os gatinhos deem normalmente preferência ao que é novidade nos alimentos e apreciem o processo de descoberta de cheiros, sabores e texturas, tem-se observado que, em situações de stress, muitas vezes voltam a comer alimentos mais familiares e “reconfortantes” e recusam novos alimentos. Portanto, é importante criar um ambiente positivo para o teu gatinho, para que ele possa variar as suas experiências alimentares e não se torne picuinhas!”

Como dar ao teu gato alimentos húmidos e secos

CARREGA MAIS

“O amor do teu gato esterilizado por comida”

Até ao primeiro ano de vida, três quartos dos gatos adultos são esterilizados 1 , e quase metade de todos os gatos adultos vivem em ambientes fechados. Estes dois fenómenos podem potencialmente causar problemas com o comportamento e também levar ao sedentarismo, o que, nos gatos modernos, pode aumentar a probabilidade de terem problemas de saúde, tais como o aumento de peso ou problemas urinários. Além disso, depois de adultos, regista-se também uma diminuição subsequente da atividade. É, portanto, crucial para o bem-estar do teu gato que, depois da esterilização, a porção de ração seja ajustada de acordo com o "peso ideal” dele. O teu veterinário será capaz de orientar-te sobre este assunto e responder às tuas perguntas aquando da esterilização.

Comentário da Dr.ª Corinne Lesaine, veterinária consultora da Perfect Fit – “Após a esterilização, o teu gato pode ter tendência a desenvolver um apetite maior. O erro comum que os donos de gatos devem tentar evitar é aumentar o tamanho das porções em proporção do aumento do peso do seu gato, pensando que ele ainda está a crescer.

Um método eficiente de controlo de peso é usar a mistura de alimentos, combinando granulados com alimentos húmidos, por exemplo, uma saqueta por dia. O alto teor de humidade nos alimentos húmidos irá impulsionar a atividade e estimular o consumo de calorias, ajudando o teu gato a ficar em boa forma.

Além disso, misturar alimentos húmidos e secos combina os benefícios de cada tipo de alimento, como ajudar os gatos a manter um bom equilíbrio de água e promover a saúde do trato urinário, no caso de alimentos húmidos. Também dá ao teu gato a oportunidade de experimentar uma maior variedade na dieta, de que ele pode gostar!”

Alimentação de gatos mais velhos

Com a idade, o teu gato presta menos atenção à ingestão de água e os problemas urinários podem tornar-se numa nova preocupação. Os benefícios da mistura de alimentos são mais importantes do que nunca nesta fase da vida dele, uma vez que duas saquetas de alimentos húmidos por dia2  satisfazem 73% da ingestão diária de água recomendada! . Entre outros benefícios, a mistura de alimentos pode ajudar a evitar que o teu gato sénior tenha vários problemas de saúde relacionados com a desidratação. Por exemplo, as raças Gato de pelo curto inglês, Persa e Siamês parecem apresentar maior risco das denominadas "pedras no trato urinário", sólidos formados a partir de minerais que podem dificultar ou mesmo impedir o teu gato de urinar:

Facto: De acordo com uma pesquisa do WALTHAM® 3, os gatos, inclusive com mais de sete anos, que recebem mais de 52% de água através dos alimentos que ingerem são mais ativos fisicamente do que aqueles cuja dieta é apenas baseada em granulado seco. Ora aí está!

E para terminar…

A Perfect Fit™ foi desenvolvida com base na especialização em nutrição do Centro WALTHAM®. Estes produtos têm em consideração a evolução do estilo de vida moderno do teu gato e as necessidades atuais dele. No entanto, acreditamos que o bem-estar do teu gato vai muito além do estômago. A nutrição saudável é obviamente fundamental, mas acreditamos que o exercício físico e a interação lúdica também são essenciais para o bem-estar dele, a fim de ajudá-lo a ter a melhor qualidade de vida, podendo assim desfrutar da mesma desde os primeiros anos de vida até à velhice.

  • 1 Enquête TNS-Soffres 2014
  • 2 Para um gato adulto de porte médio com 4 kg. Ciência WALTHAM®.
  • 3 Cameron 2010, Alexander 2013, Ciência WALTHAM®.
  • 4 É necessário mais do que uma saqueta por dia para um gato adulto de porte médio de 4 kg.