Alimentação do gato: Benefícios de mistura de alimentos
A arte de misturar
O termo mistura de alimentos é um termo comumente usado para descrever uma rotina nutricional que envolve dar ao teu gato, ou gatinho, uma mistura de alimentos húmidos e secos. Os benefícios são numerosos e estão bem documentados. Não só a mistura de alimentos tem um impacto positivo sobre o bem-estar geral do teu gato, pelo fornecimento de uma alimentação equilibrada e de uma experiência alimentar mais agradável, como também traz benefícios mensuráveis que contribuem para superar uma série de obstáculos ao longo da vida do teu gato.
Alimentação do gatinho: “Diversidade desde o início”
Como já deves saber, as preferências dietéticas do teu gatinho são influenciadas pela rotina nutricional da mãe dele e, novamente, mais tarde influenciadas pela rotina nutricional que estabeleceres durante o primeiro ano de vida dele. Tendo isso em conta, é altamente benéfico para o teu gatinho se lhe apresentares uma variedade de alimentos o mais cedo possível, a fim de ampliares o leque das preferências dietéticas dele desde cedo. Isto é especialmente pertinente no que toca a misturar alimentos húmidos e secos, uma vez que permite ao teu gato tirar o máximo partido dos benefícios "diuréticos" e de "controlo de peso" dos alimentos húmidos, numa fase em que mais precisa deles - após a esterilização.
É recomendável, entre os dois e três meses, apresentares ao teu gatinho uma variedade de alimentos diferentes: primeiro, os húmidos (mousses, molhos e, em seguida, pequenos pedaços de alimentos húmidos), e depois os secos (num tamanho granulado adequado!), respeitando ao mesmo tempo os períodos de transição da dieta adequados para novas fórmulas. Ao proporcionar esta experiência diversificada tão cedo, o teu gato vai mais facilmente aceitar uma variedade de alimentos e reduzir a tendência para rejeitar novos alimentos, quando atingir a idade adulta. Em suma, o teu gato será menos picuinhas!
Comentário da Dr.ª Corinne Lesaine, veterinária consultora da Perfect Fit – “Embora os gatinhos deem normalmente preferência ao que é novidade nos alimentos e apreciem o processo de descoberta de cheiros, sabores e texturas, tem-se observado que, em situações de stress, muitas vezes voltam a comer alimentos mais familiares e “reconfortantes” e recusam novos alimentos. Portanto, é importante criar um ambiente positivo para o teu gatinho, para que ele possa variar as suas experiências alimentares e não se torne picuinhas!”