Jogos para gatos: por que razão são tão importantes?
Já interrompeste o que estavas a fazer para veres o teu gato a brincar como se ele ainda fosse um gatinho? Brincar é fundamental para o teu gato, pois permite-lhe satisfazer os instintos naturais dele, tais como observar, explorar, trepar, saltar e apanhar. Mas brincar é mais do que isso - é também um sinal de que o teu gato está bem e é saudável, que é suficientemente estimulado, e que tem um estilo de vida equilibrado, tudo isso contribui para o bem-estar geral dele. Por isso, aproveita a oportunidade de nutrir e manter a paixão do teu gato por brincar ao longo da vida dele!
Dr.ª Sandra Mc Cune, cientista no WALTHAM®.
Para o teu gatinho, as experiências mais pequenas podem ter um efeito duradouro sobre o comportamento dele para o resto da vida. Durante este período crucial, brincar é um comportamento natural que o teu gatinho irá adotar para aperfeiçoar a aprendizagem, para descobrir o ambiente que o rodeia e, mais importante, para aprender a confiar e a criar relações com outros seres humanos e animais no ambiente dele.
Brincar é fundamental para o desenvolvimento do gatinho
Comentário da Dr.ª Corinne Lesaine, veterinária consultora da Perfect Fit: “Brincar é a chave para o desenvolvimento saudável do teu gatinho e, nomeadamente, para o desenvolvimento mental dele ao longo das fases de socialização. Recomenda-se, portanto, que aproveites ao máximo e estimules a curiosidade inata do teu gatinho. Essa curiosidade pode ser facilmente estimulada com movimentos rápidos e imprevisíveis de pequenos objetos e brinquedos que irão captar a máxima atenção dele. São também ideais pequenos objetos macios para intrigarem o teu pequeno amigo curioso. Podes também ponderar estimulá-lo com a presença de outros animais de estimação, incentivando assim a interação através da brincadeira.”
Há uma série de jogos que o teu gatinho simplesmente não será capaz de resistir em participar: jogar às escondidinhas com uma caixa de papelão, pendurando qualquer objeto macio, apresentando-lhe uma pena para apanhar, puxando rapidamente pequenos objetos de debaixo do nariz para ele saltar e atiçando-o com pequenos objetos intrigantes. Apenas certifica-te que manténs as tuas mãos afastadas caso contrário serás atacado como se fosses uma presa! Além disso, recomendamos que evites frustrá-lo ao nunca deixá-lo ganhar - ninguém gosta de perder repetidamente, sobretudo em tenra idade!
O teu gatinho também vai adorar brincar com objetos barulhentos, especialmente quando descobrir que o barulho vem dos alimentos granulados que têm dentro. Podes facilmente criar objetos caseiros, como uma garrafa de plástico vazia perfurada, cheia de granulado que, lentamente, serve de dispensador de granulado quando se brinca com ela!