INICIAPF logo

Esqueces-te a tua palavra-passe?

Preenche o endereço de e-mail para receberes a hiperligação de redefinição da palavra-passe.

loader

INICIA PF logo

Enviámos-te um e-mail

Clica na hiperligação e segue as instruções para redefinir a palavra-passe. Se não recebeste nenhum e-mail, consulta a pasta de spam.

INICIA PF logo

Enviámos um e-mail de confirmação.

INICIAPF logo

Voltar a enviar o meu e-mail de confirmação

Introduz o teu endereço de e-mail para receberes o e-mail de confirmação.

loader
cat-play

PLAY

Jogos para gatos: por que razão são tão importantes?

Já interrompeste o que estavas a fazer para veres o teu gato a brincar como se ele ainda fosse um gatinho? Brincar é fundamental para o teu gato, pois permite-lhe satisfazer os instintos naturais dele, tais como observar, explorar, trepar, saltar e apanhar. Mas brincar é mais do que isso - é também um sinal de que o teu gato está bem e é saudável, que é suficientemente estimulado, e que tem um estilo de vida equilibrado, tudo isso contribui para o bem-estar geral dele. Por isso, aproveita a oportunidade de nutrir e manter a paixão do teu gato por brincar ao longo da vida dele!

Dr.ª Sandra Mc Cune, cientista no WALTHAM®.

Para o teu gatinho, as experiências mais pequenas podem ter um efeito duradouro sobre o comportamento dele para o resto da vida. Durante este período crucial, brincar é um comportamento natural que o teu gatinho irá adotar para aperfeiçoar a aprendizagem, para descobrir o ambiente que o rodeia e, mais importante, para aprender a confiar e a criar relações com outros seres humanos e animais no ambiente dele.

Brincar é fundamental para o desenvolvimento do gatinho

Comentário da Dr.ª Corinne Lesaine, veterinária consultora da Perfect Fit: “Brincar é a chave para o desenvolvimento saudável do teu gatinho e, nomeadamente, para o desenvolvimento mental dele ao longo das fases de socialização. Recomenda-se, portanto, que aproveites ao máximo e estimules a curiosidade inata do teu gatinho. Essa curiosidade pode ser facilmente estimulada com movimentos rápidos e imprevisíveis de pequenos objetos e brinquedos que irão captar a máxima atenção dele. São também ideais pequenos objetos macios para intrigarem o teu pequeno amigo curioso. Podes também ponderar estimulá-lo com a presença de outros animais de estimação, incentivando assim a interação através da brincadeira.”

Há uma série de jogos que o teu gatinho simplesmente não será capaz de resistir em participar: jogar às escondidinhas com uma caixa de papelão, pendurando qualquer objeto macio, apresentando-lhe uma pena para apanhar, puxando rapidamente pequenos objetos de debaixo do nariz para ele saltar e atiçando-o com pequenos objetos intrigantes. Apenas certifica-te que manténs as tuas mãos afastadas caso contrário serás atacado como se fosses uma presa! Além disso, recomendamos que evites frustrá-lo ao nunca deixá-lo ganhar - ninguém gosta de perder repetidamente, sobretudo em tenra idade!

O teu gatinho também vai adorar brincar com objetos barulhentos, especialmente quando descobrir que o barulho vem dos alimentos granulados que têm dentro. Podes facilmente criar objetos caseiros, como uma garrafa de plástico vazia perfurada, cheia de granulado que, lentamente, serve de dispensador de granulado quando se brinca com ela! 

A Perfect Fit dá-te algumas dicas para brincares com o teu gato ou gatinho

CARREGA MAIS

Brinca com o teu gato

Do ponto de vista de um dono, brincar é uma das formas mais gratificantes, divertidas e agradáveis de manter o seu gato adulto estimulado e em forma. Embora o teu gato adulto tenha, sem dúvida, inventado uma série de jogos divertidos para se distrair, nada te impede de propores jogos alternativos para o manteres mais desperto! As bolas de ping-pong, por exemplo, são uma ótima maneira de brincares com o teu pequeno amigo felino. Embora não seja o brinquedo normal do teu gato, as caixas de papelão são quase sempre um sucesso entre gatos, uma vez que eles gostam de se esconder nelas, arrastá-las e arranhá-las; só não o deixes mastigá-las! São também obcecados por objetos pequenos e de preferência peludos, uma vez que despertam o sentido deles de predadores.

Otimizar o teu espaço interior verticalmente também irá abrir um mundo totalmente novo para o teu ágil amigo e irá aumentar a exposição a estímulos variados. Desde trepar a esconder-se e a observar, o teu gato vai adorar poder ter locais mais altos para assistir aos movimentos ao alcance da vista dele, sendo que estes novos locais podem também revelar-se boas áreas para dormir para o teu gato! Poderás também considerar mudar os móveis de vez em quando para permitir que ele explore novos locais e novos pontos estratégicos a partir dos quais pode ficar de olho em ti!

Com o passar dos anos, é provável que o teu gato se torne menos brincalhão e ativo, o que é normal. Alguns gatos brincarão depois dos oito anos e alguns não. No entanto, independentemente da idade, podes sempre tentar que o teu amigo passe algum tempo a brincar, mas fica a saber que ele pode preferir não o fazer!

Formas de brincares com o teu gato mais velho

A alteração do comportamento dos gatos mais velhos está mais frequentemente associada a uma diminuição dos sentidos e do funcionamento dos órgãos. Uma vez que a mobilidade é reduzida, o teu gato pode ter menos tendência para explorar, ou mesmo brincar, e pode adotar um estilo de vida geralmente mais sedentário. Nesta fase da vida do teu gato, tudo o que podes fazer é tentar estimular essa forma de brincar mais relaxada, atraindo o espírito felino dele que gosta de observar pássaros lá fora ou que gosta de atacar objetos pendurados.