Deixar o teu gato sair vs. mantê-lo dentro de casa: tomar a melhor decisão para o teu gato e para a tua família
Optar por deixar o teu gato no exterior ou mantê-lo dentro de casa é muitas vezes uma decisão importante tanto para novos donos como para donos experientes. Para aqueles que partilham ou partilharam as suas vidas e casas com um ou dois amigos felinos, provavelmente já notaram que o debate sobre deixar o gato dentro de casa vs. deixar o gato no exterior tende a ser mais importante do que as questões associadas às vantagens dos alimentos húmidos vs. alimentos secos, à escolha da caixa de areia adequada para o gato (bem como a mais eficaz para a família), ou até se, e quando, devem estabelecer limites para deixar o gato dormir na vossa cama à noite.
Por isso, se o novo membro da família é um jovem gatinho ou um gato confiante e mais adulto, é provável que tenham de lidar, em algum momento, com o que pode inicialmente parecer uma pergunta difícil: devo deixar o meu gato sair ou devo mantê-lo dentro de casa?
E como uma boa pergunta muitas vezes leva a outra, pode surgir uma série de perguntas relacionadas com isso, tais como: Quais são os benefícios de estar ao ar livre para o meu gato? Quais são os riscos de deixar o meu gato sair? Posso deixar meu gato de interior sair? O meu gato pode ser feliz dentro de casa? Quais são as vantagens ou desvantagens da vida no interior? Deve ser permitido que um gatinho saia? No entanto, não há razão para entrar em pânico. Com um pouco de preparação e consideração, essas perguntas não precisam ser assustadoras.
Na verdade, decidir deixar o teu gato sair ou mantê-lo dentro de casa não tem de ser uma situação stressante para ti nem para o teu gato. Para ajudar-te a tomar uma decisão consciente, que seja sobretudo a decisão melhor para o bem-estar do teu gato, mas também uma decisão efetivamente compatível com a tua vida, sugerimos que analises algumas das questões mais comuns associadas aos gatos de interior em comparação com os gatos de exterior.
Respeitar a personalidade individual e as necessidades do teu gato
Acima de tudo, ao ponderar os prós e contras da vida ao ar livre vs. vida no interior para o teu gato, é importante lembrar dois aspetos: Primeiro, tal como as pessoas, cada gato é diferente, com personalidades individuais e preferências diferentes. Por isso, o que é melhor para um gato pode não ser o mais adequado para o teu. Por exemplo, caso tenhas adotado um gato vadio que se habituou a vaguear, o teu novo companheiro estará provavelmente ansioso por sair. Por outro lado, se o teu gato teve anteriormente experiências traumáticas com outros animais, talvez esteja mais relutante em aventurar-se a sair novamente. Um gatinho jovem que nunca tenha saído do teu apartamento, pode sentir-se atraído pelo ar livre ou não. Em segundo lugar, não existe um lado "certo" ou "errado" relativamente ao debate sobre deixar o gato dentro de casa/ deixar o gato no exterior. Ambos os gatos de exterior e interior podem ter vidas plenas, satisfatórias e felizes, desde que tomes algumas medidas práticas para tornar os ambientes exteriores e interiores do teu gato tão seguros e estimulantes quanto possível.
O apelo do “estilo de vida ao ar livre” e o teu gato
Muitos gatos vão querer sair, principalmente depois de terem tido um gostinho da liberdade ao ar livre, enquanto outros gatos podem ser tímidos e extremamente cautelosos em aventurar-se num ambiente desconhecido cheio de experiências sensoriais não familiares. Dito isto, os gatos tendem a ser curiosos e são naturalmente exploradores. Os gatos ficam facilmente intrigados e são estimulados pela panóplia fascinante de imagens, sons, sabores, texturas e cheiros que podem encontrar no exterior, incluindo insetos, o jogo de luz e sombra, roedores, pássaros e plantas, para citar apenas alguns. Por isso, se o teu gato parecer interessado em aventurar-se a sair ou ficar desejosamente à espera na porta, vale a pena considerar algumas das vantagens potenciais e desvantagens da vida ao ar livre.
Quais são os benefícios de deixares o teu gato sair?
- Os gatos de exterior têm, sem dúvida, mais possibilidade de praticar atividade física ao treparem, correrem ou explorarem. Estando livre para vaguear ou simplesmente explorar um espaço limitado ao ar livre, o teu gato tem naturalmente menos probabilidade de ganhar peso.
- No exterior, o teu gato é totalmente livre para adotar comportamentos instintivos, tal como arranhar, o que pode não te agradar se o fizer dentro de casa na tua mobília ou cortinas novas.
- O ambiente exterior oferece inúmeras oportunidades ao teu gato curioso para explorar espaços mais amplos e encontrar novas imagens, cheiros, sabores, texturas e experiências, estimulando a curiosidade natural e bem-estar dele.
- Podes criar uma caixa de areia natural para o teu gato numa área protegida do jardim, além da caixa de areia no interior habitual para dias de chuva e à noite.
- Ele também pode gostar de ter o seu próprio canto no jardim plantado com relva alta para se esconder e rebolar.
Quais são os riscos de deixares o teu gato sair?
- Os carros são um dos maiores riscos do exterior para o teu gato. Estradas com muito trânsito são sobretudo perigosas, mas um gato também pode ser surpreendido e ferido por um carro numa estrada rural tranquila.
- Os gatos também correm o risco de se esconder debaixo do capot de um carro.
- O teu gato pode vaguear e ir para muito longe e perder-se. No entanto, evita colocar-lhe uma coleira para prevenir qualquer risco de estrangulamento. Fazer com que o teu gato use uma coleira ajustável com fecho de segurança para se libertar em situações de emergência, com uma chapa de identificação, será uma boa alternativa.
- Dependendo do sítio onde vives, outros animais, como raposas, cães e, especialmente, outros gatos rivais potencialmente agressivos também são uma ameaça potencial para o teu gato.
- Os gatos de exterior estão muito mais expostos a contrair doenças infeciosas, especialmente através da luta com outros gatos. Doenças graves comuns são leucemia felina, SIDA felina, abcessos e infeções do trato respiratório superior, entre outros.
- Substâncias tóxicas, tais como moluscicidas, anticongelante ou veneno para ratos, também são perigosas.
- Algumas plantas e flores comuns do jardim, tais como lírios ou flor-do-natal são tóxicas para o teu gato.
- O teu gato pode ficar preso na garagem ou arrecadação de alguém.
- Ao ar livre o teu gato está mais exposto a parasitas comuns, tais como carraças e vermes.