INICIAPF logo

Esqueces-te a tua palavra-passe?

Preenche o endereço de e-mail para receberes a hiperligação de redefinição da palavra-passe.

loader

INICIA PF logo

Enviámos-te um e-mail

Clica na hiperligação e segue as instruções para redefinir a palavra-passe. Se não recebeste nenhum e-mail, consulta a pasta de spam.

INICIA PF logo

Enviámos um e-mail de confirmação.

INICIAPF logo

Voltar a enviar o meu e-mail de confirmação

Introduz o teu endereço de e-mail para receberes o e-mail de confirmação.

loader

EU E O MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Trazer um novo gato para casa

Receber um novo gato na tua casa é um momento emocionante e emotivo para ti e para o teu novo membro da família. Podes estar nervoso sobre como o teu novo gato ou gatinho se vai adaptar a um ambiente desconhecido e a novas caras. Também é natural para o teu novo amigo peludo sentir uma certa ansiedade quando deixa a sua casa antiga e se muda para a tua. Preparares-te para este momento de alegria com antecedência irá ajudar-te a ti e ao teu gato a relaxar e começar a desfrutar da companhia um do outro desde o primeiro dia. Neste artigo, indicamos algumas considerações práticas para ajudar a tornar a chegada do teu novo gato à tua casa numa experiência positiva e agradável para ambos.

Como fazer para que o teu novo gato se sinta em casa?

Quando se trata de receber um novo gato em tua casa, a palavra-chave é “preparação” e uma casa segura e acolhedora deve ser o primeiro aspeto a preparar. Segue estas orientações simples para garantir que o teu novo membro da família se sente confortável e tranquilo no Grande Dia e para tornar a tua casa à prova de gatos e segura para o teu animal de estimação.

Preparando uma casa acolhedora…

Em primeiro lugar, compra para o teu novo membro da família tigelas próprias para comer e beber, de preferência em cerâmica ou aço inoxidável, e coloca-as num espaço cuidadosamente selecionado. No seguimento da dieta anterior dele, podes gradualmente mudá-lo para uma nova dieta ao longo de uma semana.

Depois, é necessário montar uma caixa de areia, uma para cada gato da casa. A areia tem de ser limpa regularmente para garantir uma boa higiene. Coloca a caixa de areia num local tranquilo, longe dos locais destinados à alimentação, sono e brincadeira do teu gato.

Monta também um arranhador. Vale a pena! Não só irá evitar que tenhas de comprar móveis novos, como também é importante para o teu gato ser capaz de afiar as garras. Esta precaução será ainda mais útil se houver outros gatos em casa.

Não te esqueças de comprar para o teu gato alguns produtos de higiene específicos. Escova o teu gato uma ou duas vezes por semana, de acordo com o comprimento e tipo do pelo dele, para evitar a formação de nós e impedir que o teu gato ingira bolas de pelo quando se asseia.

Para ajudares o teu novo amigo felino a instalar-se, podes também usar feromonas felinas sintéticas. Uma vez por dia, pulveriza-as na tua mobília para ajudares o teu gato a descobrir o novo ambiente dele e para impedi-lo de marcar território! Esta dica também será útil com outros gatos em casa.

Prepara-te para a chegada do teu novo gatinho, pela Perfect Fit

CARREGA MAIS

…e um ambiente seguro.

Certifica-te de que removes todos os objetos que possam ser potencialmente perigosos ou tóxicos para o teu gato. Algumas substâncias são obviamente prejudiciais para o teu gato, tais como produtos de limpeza doméstica, mas outros, por exemplo chocolate, chá, café, e até mesmo plantas (oleandro, lírios, estrelas-do-natal, filodendro, hortênsia, jacinto, narcisos e tulipas) são também toxinas comuns para os gatos.

Protege todos os cabos elétricos para evitar que o teu gato ou gatinho os roa! Proporciona ao teu gato um ambiente estimulante com muitos brinquedos pequenos (por exemplo: bolas de papel de alumínio) para que se concentre e desvie a atenção de qualquer coisa perigosa. Remove do alcance do teu gato quaisquer objetos cortantes… ou objetos que possam ser mordidos, lambidos ou destruídos. Tem também cuidado com janelas abertas para evitar que o teu gato caia.

Além disso, considera introduzir as informações de contacto do teu veterinário no telemóvel, para que seja útil em caso de emergência. Aproveita as idas regulares ao veterinário para garantir que o teu gato está vacinado, está corretamente identificado através da identificação eletrónica (microchip) no Registo nacional, e que recebeu o tratamento antiparasita adequado. O teu veterinário também pode ajudar-te a preparar um kit de primeiros socorros, incluindo itens básicos como água para enxaguar os olhos, pinças, solução para lavar os ouvidos, compressas de gaze…

Trazer o teu novo companheiro para casa

Adquire uma transportadora para gatos para fazer com que a viagem para casa seja um passeio mais familiar para o teu novo amigo. Pulverizar a transportadora do teu gato com quatro pulverizações de feromonas felinas sintéticas um dia antes da viagem irá tranquilizar e acalmar o teu gato/gatinho durante a primeira viagem. Opta por uma transportadora para gatos que abra em cima, pois é mais fácil de usar.

O cheiro de um brinquedo velho ou cobertor do dono anterior dele também pode reduzir a ansiedade inicial do teu gato. Na verdade, a viagem, os novos cheiros e ruídos estranhos farão com que o teu gato se sinta assustado e desconfortável. Uivar é uma resposta perfeitamente natural, por isso não reajas de forma exagerada, tenta apenas minimizar a estimulação.

Primeiro dia em casa com ele

Trazer o teu novo gato para casa pode tornar-se surpreendentemente stressante para ambos, se não estiveres preparado. Tem em conta que apesar de tu e a tua família estarem muito entusiasmados em receber o teu novo gato ou gatinho nas vossas vidas, ele precisa o mais possível de tranquilidade neste dia emocionante. Segue estes passos simples para garantir que a viagem corre o melhor possível e que a experiência de conhecer a família seja agradável e feliz para todos.

Conhecer a nova família

Ao chegar a casa, coloca a transportadora numa sala separada. Gradualmente abre a(s) porta(s) do quarto para que ele descubra o novo ambiente ao próprio ritmo dele. Os gatos adoram portas abertas, mas no primeiro dia um ambiente de grandes dimensões pode ser assustador.

Aos poucos, apresenta o teu novo membro da família aos membros da tua família existente, incluindo outros animais de estimação. O teu gatinho/gato deve ser deixado sozinho durante os primeiros dias, a fim de se adaptar ao novo ambiente dele. Depois, introduz gradualmente novos membros da família, sem pressioná-lo a interagir com todos desde o primeiro dia.

Evita tanto quanto possível quaisquer ruídos stressantes e intensos. Estes podem perturbar ou stressar o teu novo gatinho/gato, especialmente ruídos de aparelhos domésticos (aspirador, brocas, corta-relva, etc. )

Arrancar com um início saboroso e tempo para brincar

Depois da mudança de dietas durante um período de cinco a sete dias, adapta a qualidade e quantidade nutricional da rotina de alimentação do teu gato (em média, 50 g por dia para um gato de 4 kg) de acordo com a idade, o estado e o nível de atividade dele.

Os gatos bebem notoriamente pouco. Por isso, certifica-te de que o teu gato tem sempre fácil acesso a água limpa e fresca. Podes também contrariar a tendência de não beber água, dando-lhe alimentos húmidos diariamente para satisfazer a necessidade média dele de 150 ml por dia (no caso de um gato de 4 kg).

Que mais se pode fazer? Oh, sim, é claro, comprar alguns brinquedos! Brincar é uma ótima maneira de comunicares com o teu gato. Podes comprar brinquedos ou simplesmente improvisar (por exemplo, com um bocado de pano). Muitas vezes, o teu gato/gatinho vai decidir o que são e não são os brinquedos dele! Brincar é uma boa maneira de fortalecer o vínculo entre ti e o teu companheiro de vida querido. Brincar é também uma boa maneira de manter o teu gato estimulado e ativo, sobretudo com gatos de interior. Por isso, desfruta do treino e prepara-te para ter muita paciência!

Resumidamente, garantir que o teu gato tem comida e água suficientes desde o início vai ajudar a tornar a mudança para a tua casa mais fácil para o teu novo companheiro. Mas depois de satisfazeres as necessidades nutricionais básicas dele, não te esqueças de que o que o teu gato mais precisa é de muita atenção e tempo para brincar. Certifica-te de que reservas algum tempo para brincares e começares a estabelecer um laço afetivo que se tornará cada vez mais forte!