INICIAPF logo

Esqueces-te a tua palavra-passe?

Preenche o endereço de e-mail para receberes a hiperligação de redefinição da palavra-passe.

loader

INICIA PF logo

Enviámos-te um e-mail

Clica na hiperligação e segue as instruções para redefinir a palavra-passe. Se não recebeste nenhum e-mail, consulta a pasta de spam.

INICIA PF logo

Enviámos um e-mail de confirmação.

INICIAPF logo

Voltar a enviar o meu e-mail de confirmação

Introduz o teu endereço de e-mail para receberes o e-mail de confirmação.

loader

EU E O MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Benefícios para a saúde dos gatos

Leonardo de Vinci afirmou: “O menor de todos os felinos é uma obra de arte”. Poderá ser uma das razões pelas quais desenvolvemos uma paixão tão grande por gatos nas nossas casas?

A tua relação com o teu gato é tão única como a tua relação com qualquer obra-prima artística. E tal como uma obra de arte, o teu gato pode ter relações diferentes com pessoas diferentes e ter segredos que até ele não pode revelar. A fim de explorar e descobrir os benefícios de ser dono de um gato, o WALTHAM Centre for Pet Nutrition realizou investigações científicas, relacionadas com as relações de donos e animais e respetivos benefícios1.

 

Sabe quais são os benefícios de ser dono de um gato - Perfect Fit

CARREGA MAIS

Além dos benefícios mais comummente conhecidos, como a presença calma e afetuosa de um gato, o carácter brincalhão e alegre dele, a capacidade de observar calmamente, o ronronar suave e tranquilizante dele, etc., as quatro principais razões para ter um gato segundo a investigação WALTHAM® são:

  • Melhor humor

    Enquanto dono de um gato, deves ter reparado nos efeitos positivos que o teu gato exerce sob o teu humor. Os nossos amigos felinos proporcionam conforto apenas com a sua presença e interação afetuosa. Mulheres relataram nomeadamente sentirem-se menos solitárias na presença deles2

  • Coração forte :

    As estatísticas revelaram que os donos de gatos beneficiam de uma redução de 37% no risco de sofrer de ataque cardíaco3 , seja qual for a sua idade. Os números falam por si!

  • Reforço da saúde :

    Além de se sentirem menos solitários, as estatísticas demonstram que, no caso de idosos, a simples presença de um animal de estimação pode reduzir o seu número de viagens ao médico em até 15%4. Isto sim é uma diferença mensurável! As vantagens disto são duplas: a primeira é a melhoria da saúde e do bem-estar do idoso e a segunda é o impacto financeiro positivo no sistema de saúde pública. Benéfico a uma escala maior!

  • Estímulo da curiosidade infantil:

    Os gatos despertam um maior interesse nas crianças para descobrir a natureza como um todo. Estudos recentes5 6, demonstraram que a estreita relação entre uma criança e o seu gato pode até ser mais próxima do que a relação entre a criança e os seus irmãos. O teu amigo felino torna-se realmente num membro da família!

Como podes ver, os gatos fazem, sem dúvida, bem à tua saúde!

  • The WALTHAM Centre for Pet Nutrition. https://www.waltham.com/waltham-research/hai-research/
  • Turner DC, Rieger, G. & Gygax, L. Spouses and cats and their effects on human mood. Anthrozoos: A Multidisciplinary Journal of The Interactions of People & Animals 2003;16(3):213-28
  • 3Qureschi & al. (2009). Cat ownership and the Risk of Fatal Cardiovascular Diseases. Results from the second national Health and Nutrition examination Study Mortality Follow-up Study. J. Vasc. Interv. Neurol.2009 Jan:2 (1): 132-135.
  • 4B. Headey and M. M. Grabka (2007). Pets and human health in Germany and Australia: National longitudinal results. Social Indicators Research (2007) 80: 297–311.
  • 5McNicholas, J. (2001) Children’s representations of pets in their social networks. Child: Care, Health and Development, 27(3):279-294.
  • 6Cassells, M et al. One of the family? Measuring early adolescents' relationships with pets and siblings. Journal of Applied Developmental Psychology; 24 Jan 2017; DOI: 10.1016/j.appdev.2017.01.003