Nutro imagery

Pesquisa

Introduza uma palavra-chave abaixo para pesquisar artigos e produtos.

DEVO MUDAR A ROTINA DE ALIMENTAÇÃO DO MEU GATO NO VERÃO?

Share Perfect Fit PARTILHAR
DEVO MUDAR A ROTINA DE ALIMENTAÇÃO DO MEU GATO NO VERÃO?

Quer o teu gato tenha uma rotina com um menu predefinido quer lhe dês liberdade para escolher o que comer (ou uma combinação de ambos), podes já ter reparado que ele tende a comer menos no verão.

Isso é normal. Estudos recentes demonstram que a maioria dos gatos come aproximadamente 15% menos nos meses mais quentes, mesmo que sejam predominantemente gatos de interior. Acredita-se que os gatos gastam menos energia porque mantêm a temperatura corporal no verão e, portanto, pedem menos comida.

Por isso, qual é a melhor forma de te adaptares à falta de apetite dele? E há mais alguma coisa que se deva ter em conta?

O MEU GATO ESTÁ CONFORTÁVEL NO VERÃO?

Foi atribuída a origem dos antepassados maternos dos gatos domésticos aos desertos de África e do Médio Oriente. Como resultado, os gatos estão bem preparados para lidar com temperaturas elevadas, mesmo que tendam a comer menos no verão.

QUE IMPACTO TEM A IDADE DO MEU GATO?

A idade do teu gato pode ter um impacto sobre a capacidade dele para lidar com um clima mais quente.

Se tiveres um gato mais velho, podes já ter reparado que ele gosta de estar em locais quentes durante o dia, talvez apanhando sol em frente à janela favorita. Isto pode dever-se ao facto de a temperatura mais quente ajudar a atenuar qualquer dor óssea ou nas articulações que ele possa ter. Também afetará o apetite dele – um estilo de vida mais sedentário irá naturalmente reduzir as necessidades de energia do teu gato.

Gatinhos muito jovens precisam geralmente de temperaturas mais quentes em comparação com gatos mais velhos, uma vez que o controlo de temperatura deles tem de aprender a funcionar corretamente. Por isso, não vais reparar em qualquer diferença no comportamento ou apetite do teu gatinho no verão.

O MEU GATO DE INTERIOR TAMBÉM VAI COMER MENOS?

Se o teu gato é um gato de interior e tem acesso a uma variedade de locais para estar durante o dia - alguns frescos, outros mais quentes - normalmente será fácil para ele lidar com o verão, mas podes ainda notar numa ligeira perda de apetite, que passará despercebida à maioria dos donos...

Pensa-se que o aumento da luz solar dos meses de verão provoca naturalmente uma redução do apetite de todos os mamíferos, incluindo os nossos gatos de estimação.

HIDRATAÇÃO E ALIMENTOS HÚMIDOS

Manter o teu gato hidratado é o mais importante que podes fazer por ele durante os meses mais quentes.

Um gato normal com 4 kg deve beber aproximadamente 150 ml por dia (embora possam beber menos se lhes forem dados alimentos húmidos). Nesse sentido, é importante colocares à disposição do teu gato muita água potável fresca e limpa em diferentes lugares em toda a casa e num local fresco e à sombra no exterior, caso o teu gato passe tempo ao ar livre.

Fica atento às tigelas dele - certifica-te de limpar as tigelas regularmente e de substituí-las com água fresca pelo menos duas vezes por dia.

As tigelas de plástico podem conferir à água um sabor desagradável, por isso pondera a possibilidade de mudares para uma tigela de aço inoxidável. Podes também pensar em investir numa fonte para gatos que fornece água corrente fresca e de forma contínua, sempre que o teu gato quiser beber.

Se achares que o teu gato não está a beber o suficiente, é possível que ele não goste do sabor da água da torneira, por isso experimenta dar-lhe água mineral engarrafada. Não coloques a tigela perto da caixa de areia ou ao lado da tigela de comer.

Além disso, à medida que os gatos envelhecem, podem esquecer-se de beber água suficiente. Tenta delicadamente colocar água fresca numa tigela em frente ao teu gato, ou levá-lo a uma torneira a pingar – o movimento pode despertar-lhe interesse e incentivá-lo a beber.

Podes também ponderar dar ao teu gato alimentos húmidos no verão. Os alimentos húmidos têm um maior teor de humidade do que os alimentos secos e ajudarão a manter o teu gato hidratado. Na verdade, os alimentos húmidos com um nível de humidade de aproximadamente 75% permitiriam que o teu gato se desenvolvesse sem beber água de todo. Como a maioria dos animais do deserto, os gatos podem obter hidratação a partir das presas.

Além disso, os alimentos húmidos tendem a ser altamente saborosos e apreciados pelos gatos porque oferecem geralmente uma variedade mais ampla de sabores e têm uma textura mais semelhante à da carne fresca.

O MEU GATO DE EXTERIOR ESTÁ A DEIXAR COMIDA NA TIGELA

Como já mencionamos, é perfeitamente normal que o teu gato coma menos nos meses mais quentes. Se deres comida ao teu gato no exterior da casa é importante não deixar-lhe restos de comida durante muito tempo. Os alimentos secos e húmidos começarão a deteriorar-se rapidamente no verão e podem atrair bichos, insetos e outros animais para a tigelas do teu gato. Tornam-se também rapidamente pouco apelativos para o teu gato e pode fazer com que a rotina de alimentação regular dele se torne desagradável. É preferível dares ao teu gato refeições regulares, mais pequenas em vez de porções grandes que ele só coma parcialmente.

O QUE MAIS DEVO SABER ANTES DE DAR COMIDA AO MEU GATO?

Certifica-te de que o teu gato está relaxado e afastado da luz solar direta antes de lhe dares de comer.

O verão pode ser um desafio para os nossos amigos felinos e a falta de apetite pode, por vezes, ser motivo para alarme. Se estiveres preocupado com o teu gato, deves sempre levá-lo ao veterinário.

Mas, se ele estiver relaxado, a comer regularmente, a beber muita água fresca, o peso corporal dele estiver estável, se o escovares regularmente, e ele tiver acesso a locais frescos para estar durante o dia, não há nenhum motivo para alarme. Deixa o teu gato comer quando ele precisar de comer e deixa-o desfrutar de um longo e preguiçoso verão. Parece espetacular!

AQUI PODE ENCONTRAR OS NOSSOS PRODUTOS

Pode também encontrar os nossos produtos PERFECT FIT™ em todos os parceiros de retalho padrão