INICIAPF logo

Esqueces-te a tua palavra-passe?

Preenche o endereço de e-mail para receberes a hiperligação de redefinição da palavra-passe.

loader

INICIA PF logo

Enviámos-te um e-mail

Clica na hiperligação e segue as instruções para redefinir a palavra-passe. Se não recebeste nenhum e-mail, consulta a pasta de spam.

INICIA PF logo

Enviámos um e-mail de confirmação.

INICIAPF logo

Voltar a enviar o meu e-mail de confirmação

Introduz o teu endereço de e-mail para receberes o e-mail de confirmação.

loader

FEED

De que forma a nutrição adequada pode reforçar as defesas naturais do teu gato

As defesas naturais do teu gato começam a desenvolver-se cedo no útero. E são importantes para ele - enquanto gatinho, gato adulto e um gato mais velho - uma vez que ajudam a mantê-lo saudável, enérgico e capaz de desfrutar de tudo o que a vida pode oferecer.

Enquanto o desenvolvimento das defesas do teu gato é um processo perfeitamente natural, existem formas de poderes ajudar a promover este desenvolvimento através da nutrição. O reforço das defesas naturais do teu gato é atualmente um componente importante de qualquer alimento de alta qualidade para gatos. Eis alguns dos nutrientes que podem ajudar as defesas naturais do teu gato a manterem-se fortes e resistentes.

Quais são as defesas naturais do teu gato?

As defesas naturais do teu gato são um sistema complexo que o protege contra corpos estranhos como bactérias e vírus. Ajudam a manter o teu gato forte e saudável quando ele vai para o exterior (mas também quando ele só se enrosca no sofá!).

Inicialmente, um gatinho recebe proteção para o sistema imunitário diretamente da mãe dele. O desenvolvimento das defesas dele surge depois ao longo do tempo. Reforçar este desenvolvimento enquanto ele é jovem é crucial, pois pode ter uma grande influência sobre a saúde dele para o resto da vida.

Os nutrientes são a chave para reforçar as defesas naturais

Uma das melhores maneiras de reforçar o desenvolvimento das defesas naturais do gato é através de nutrientes contidos na dieta dele. Os nutrientes são substâncias essenciais para o crescimento e a manutenção da vida.

Relativamente aos nutrientes benéficos para gatos, investigações científicas têm demonstrado que os alimentos enriquecidos com antioxidantes podem reforçar as defesas naturais dos gatos.

Os antioxidantes são vitaminas, minerais e micronutrientes encontrados naturalmente nos alimentos que contribuem para a proteção de danos celulares causados por radicais livres. Os radicais livres são produzidos pelas células durante o funcionamento normal do organismo, mas também podem dever-se a fatores externos como a poluição, um ambiente de fumo ou radiação UV. Quando as quantidades de radicais livres são demasiado elevadas podem enfraquecer o ADN, os lípidos e as proteínas celulares.

A vitamina E, a vitamina C e a taurina são exemplos de antioxidantes naturais que podem ser encontrados num alimento completo e equilibrado para gatos.

Estes antioxidantes são particularmente importantes quando o teu gato é jovem e está talvez a enfrentar o mundo exterior pela primeira vez. Podem também ser importantes em momentos de stress ou de mudança, quando o sistema imunitário tenha estado sob pressão devido a algum tipo de distúrbio ou doença, ou para apoiar o teu gato à medida que vai envelhecendo.

Uma pele e um pelo saudáveis: a primeira barreira natural do gato

Se os antioxidantes são particularmente importantes para a saúde física do teu gato, uma pele e um pelo saudáveis também são um dos principais fatores que contribuem para a defesa natural dele. São a primeira barreira natural dele contra o mundo exterior.

Promover uma pele e um pelo saudáveis é particularmente importante, pois ambos estão num estado de renovação constante. Também é importante durante períodos de muda ou fragilidade imunológica, por exemplo.

Todos estes fatores dependem muito dos nutrientes disponíveis na dieta do teu gato. Fazer a escolha certa no que toca aos alimentos para o teu gato é, portanto, de extrema importância; essa escolha irá ajudar o teu gato a continuar a ter uma pele e um pelo saudáveis e defesas naturais fortes.

Estudos demonstraram que uma dieta contendo ácidos gordos ómega-6, zinco e biotina pode ajudar a reforçar uma pele e um pelo saudáveis, por isso deverás tê-lo em conta quando escolheres um alimento para o teu gato.

Principais nutrientes para reforçar as defesas naturais do teu gato, pela Perfect Fit

CARREGA MAIS

Além da comida: outras coisas a considerar

As defesas naturais do teu gato também são afetadas pelo estilo de vida e ações fisiológicas normais dele.

Por exemplo, os períodos de sono e descanso permitem a reparação e regeneração das células. O exercício físico tem também demonstrado ter um efeito positivo nas defesas naturais. Pode ser tão simples como passares algum tempo a brincar com o teu gato. Isto acontece pelo aumento da circulação sanguínea que a atividade física implica. Aumenta a quantidade de oxigénio enviado para as células, ajudando no processo de reparação e regeneração. É uma ótima forma de criar uma relação mais próxima reforçando simultaneamente o sistema imunitário dele. Por isso, brinca com ele!

Certificares-te de que o teu gato tem sempre acesso a água fresca e limpa faz toda a diferença para reforçar também as defesas naturais dele. As células no organismo dele são compostas por mais de 70% de água e manter-se hidratado permite que todo o sistema funcione corretamente. Além de promover o crescimento e reparação das células, a água ajuda a regular a temperatura corporal, fornece oxigénio ao corpo todo através do sistema sanguíneo e permite que o cérebro funcione. Dar ao teu gato alimentos húmidos é também uma boa maneira de ajudá-lo a manter-se hidratado e a reforçar o bom funcionamento de todo o sistema dele.

Um gato saudável é um gato feliz

Ter defesas naturais saudáveis ajuda o teu gato a permanecer enérgico e forte. Estas ajudam o teu gato enquanto ele cresce e se muda para novos ambientes e passa por diferentes fases de vida.

Dar ao teu gato um alimento de alta qualidade, que é completo, equilibrado e adaptado à fase de vida dele, pode ajudar a reforçar as defesas naturais, satisfazendo também todas as outras necessidades nutricionais dele.

Visita a nossa página de produtos para obteres mais informações sobre dietas de gatos que reforçam as defesas naturais e que são adaptadas a diferentes fases da vida.

(National Research Council - Conselho Americano de Investigação, 2006; Koelsch & Smith, 2001)